O TEMA E SEUS PROBLEMAS

                           
Atualmente, na maior parte do planeta, não existem leis que definam os locais onde deve ser depositado o lixo eletrônico. Isso torna habitual o depósito dele no lixo comum ou sua queima a céu aberto, sem que as precauções apropriadas para evitar danos sejam realizadas. E quando há reciclagem desses materiais, essas iniciativas são as mais rudimentares e precárias.
A questão se torna mais grave graças à presença de substâncias tóxicas não biodegradáveis na maioria dos produtos que constituem o lixo eletrônico. Tais substâncias, quando não tratadas adequadamente, oferecem sérios riscos à saúde dos catadores de lixo e ao meio ambiente.
Os componentes desse lixo contém substâncias de alta periculosidade que podem causar danos à natureza. Dentre os principais constituintes mais tóxicos estão metais de ponto de ebulição baixo que, quando queimados facilmente são inalados pelas pessoas produzindo efeitos nos sistemas sanguíneo, neurológico e respiratório. Exemplos destes são: Chumbo, Mercúrio, Cádmio e Berílio.
Além dos metais existem substancias compostas que oferecem riscos, tais como os brometos e cloridratos halogenados usados em retardantes de chamas em circuitos integrados.
A seguir é apresentada uma tabela que contém os principais componentes tóxicos do lixo eletrônico, juntamente com os principais efeitos na saúde humana e onde eles são usados em equipamentos eletrônicos.

COMPONENTES E SEUS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA
Componentes
efeitos na saúde
       onde é usado
CHUMBO
Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo
Computador, celular, televisão, tubos de raios catódicos e soldas
MERCÚRIO
Causa danos cerebrais e ao fígado
Computador, monitor e TV de tela plana, tubos de raios catódicos
CÁDMIO
Causa envenenamento, danos aos ossos, rins, pulmões, e afeta o sistema nervoso
Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops
ARSÊNICO
Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão
Celular
BERÍLIO
Causa câncer de pulmão
Computador, celular
RETARDANTES DE CHAMA (BRT)
Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas
Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios
PVC
Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
Em fios para isolar correntes