O QUE É LIXO ELETRÔNICO

                 
Lixo eletrônico é definido como sendo todos os resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletro-eletrônicos. Diz respeito a uma variada gama de resíduos, desde equipamentos como geladeiras numa ponta a produtos típicos do universo da informática na outra. Pretendendo abarcar tal heterogeneidade, a nomenclatura Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (REEE), tradução direta do inglês Waste Electrical and Eletronic Equipment (WEEE), tornou-se corriqueira junto aos “lixólogos” quanto a este novo tipo de materiais crescentemente descartados.
Assim, a definição de REEE apreenderia, além dos equipamentos rubricados como “digitais”, os de iluminação (lâmpadas fluorescentes), pilhas (recarregáveis ou não), baterias de celulares, aspiradores de pó, enceradeiras, aparelhos de TV, batedeiras, tostadoras de pão, aparelhos de fax, acessórios médico-hospitalares, fornos de microondas, CDs players, brinquedos eletrônicos (games), caixas eletrônicos, baterias de automóveis, freezers, lavadoras de roupa, refrigeradores, etc.
O problema de coleta de resíduos que mais cresce no mundo é o de lixo eletrônico. Isto se deve ao fato de que constantemente estão sendo produzidos novos produtos para manter o mercado em crescimento, o que torna o ciclo de vida desses produtos curto, visto que em pouco tempo eles se desatualizam, o que acarreta na produção de grandes parcelas de lixo.